The Complete 2022 Software Testing Bootcamp

share ›
‹ links

Below are the top discussions from Reddit that mention this online Udemy course.

Everything you need to learn about software testing

Reddemy may receive an affiliate commission if you enroll in a paid course after using these buttons to visit Udemy. Thank you for using these buttons to support Reddemy.

Taught by
Tarek Roshdy

2

Reddit Posts and Comments

0 posts • 3 mentions • top 3 shown below

r/QualityAssurance • comment
1 points • soimadeanewreddit

Thank you for taking the time to write such a well thought out response. I appreciate your help. I see what you mean about the testpro course. I was also thinking how is this 9 weeks enough time to really learn what a QA engineer needs to know to get hired?! I wasn't too sure about it. They have another course too to learn automation but it is again very short and not enough. I will explore more on my own and learn the foundations like you mentioned instead of jumping into testpro. I did find this udemy course: https://www.udemy.com/course/testerbootcamp/#reviews and will look into this too just for some direction into this field.

What are some good communities to learn from? And what are some good websites that you know of that can guide me a little bit? I just found out about Ministry of Testing yesterday.

r/hungary • comment
6 points • nervusv

Udemy:

https://www.udemy.com/course/testerbootcamp/learn/lecture/26861676?start=0#overview

+ az ISTQB Syllabus, ami free:

https://hstqb.org/downloadarea/istqb-ctfl-syllabus-2018-v3-1-magyar/

Engem kb. a Syllabusból összeszedett tudás alapján vettek fel tesztmérnöknek nemrég, annyi, hogy nekem alapból informatikusi diplomám van, de nem tesztelőként dolgoztam eddig.

Edit: nyilván voltak egyéb kérdések is az interjún.

r/literaciafinanceira • comment
2 points • jaafonseca

Bom dia,

Aqui ficam alguns conselhos para ajudar pessoas que nunca tenham trabalhado na área de desenvolvimento de software.

O primeiro passo é mesmo aprender sobre o processo de desenvolvimento. Existem muitas metodologias que as empresas e equipas usam para transformar ideias e planos em aplicações, mas o processo mais usado é chamado Agile. Dentro de Agile, existem duas implementações mais comuns: Scrum e Kanban.

Para aprender Agile (incluindo Scrum e Kanban), existem cursos online que podem ser feitos. Estes termos podem ser algo intimidantes para quem nunca trabalhou na área, mas na pratica são muito simples e fáceis de perceber. Este curso (custa 12-13 Euros) https://www.udemy.com/course/agile-fundamentals-scrum-kanban-scrumban/ ensina estes processos, mass há montes de recursos grátis no youtube ou outras plataformas semelhantes.

Depois de aprender o básico sobre o processo de desenvolvimento de software, podes começar a aprender mais sobre o quality assurance em si. Na prática é aprender a testar software, a documentar erros encontrados e a integrar essas actividades no processo de desenvolvimento.

Neste curso https://www.udemy.com/course/testerbootcamp/ (12-13 Euros também) podes aprender mais sobre o processo de testes, incluindo aprender sobre ferramentas como o JIRA ou Testlink que são muito usadas para gerir o processo em quase todos os empregos na área.

Depois de dominares os passos anteriores, podes avançar para algo mais complexo como tentar obter uma certificação de ISTQB fazendo um curso especifico para o efeito como por exemplo este: https://www.udemy.com/course/istqb-certified-tester-foundation-level-ctfl/ (também entre 12 e 13 Euros).

Havendo muita teoria a aprender, a melhor aprendizagem acontece na prática pois cada equipa ou empresa vai ter processos diferentes. Isso significa que provavelmente terás de começar por um emprego de Junior Quality Assurance Analyst.

Em Portugal, o salário para um Junior QA pode andar entre os 1000 e 1300 brutos, o que (dependendo do agregado familiar), pode resultar num valor liquido semelhante ao que o OP original tinha dito que ganhava num emprego sem perspectivas de evolução. Além do mais, é importante saber que os benefícios nas empresas de software normalmente são muito bons e quase sempre incluem seguro de saude, cheques de infância e vários incentivos à formação como acesso continuo a cursos, livros e, claro, aos colegas de equipa.

Uma pesquisa rápida no ITJobs dá 10 empregos especificamente para Quality Assurance Analyst: https://www.itjobs.pt/emprego?q=quality+assurance+analyst

Pegando num deles, aqui fica o sumário daquilo que eles procuram (vou adicionar comentários em cada linha a explicar):

What will you do?
- Work with software QA tools, processes and best practices - Aqui estamos a falar dos processos de testes e ferramentas que se aprendem nos cursos que eu referi, como Blackbox/whitebox testing, JIRA, Testlink, etc
- Estimate, prioritize, plan and coordinate testing activities - Também se aprende nos cursos acima referidos, mas na pratica significa se capaz de dar estimativas sobre quanto tempo se vai demorar a testar, documentar, etc.
- Manage and follow up defects in product in collaboration with the product and engineering teams - Trabalhar com as várias pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento para ajudar a resolver bugs/defects. Na pratica isto inclui explicar o problema encontrado, ajudar os developers a reproduzirem o erro para que o possam corrigir, etc.
- Perform thorough regression testing when bugs are resolved - Quando o software é alterado, é comum aparecerem erros em áreas totalmente diferentes daquela que está a ser modificada. Fazer regression testing significa testar o software todo para garantir que as novas alterações não estragaram nada.
- Critical thinking and problem-solving - Aprender a pensar fora da caixa. Normalmente os developers implementam as features, mas nem sempre pensam em todos os cenários que podem acontecer. Já deves ter reparado que muitas apps ou sties crasham (ou deixam de funcionar bem) quando uma pessoa faz coisas inesperadas como desligar a wifi enquanto estamos a fazer qualquer coisa, ou mudar para "landscape" numa app que está desenhada para funcionar em "portrait". Isto acontece porque os developers que implementam as funcionalidades não estão a pensar em todas as situações que os utilizadores podem fazer enquanto estão a usar a app. Normalmente eles concentram-se naquilo que é costume chamar-se o happy path - ou seja, no caminho mais normal e comum que a maior parte das pessoas vão fazer. Em QA, o importante é pensar fora da caixa e procurar cenários em que provavelmente os developers não pensaram.
- Use Agile metodologies like SCRUM or KANBAN - Os tais processos de desenvolvimento de software
- Keep learning: learn new technologies and trends and don’t be afraid of trying something new - No desenvolvimento de software, é fundamental estar sempre a aprender
- Speak fluent English and be a team member - Na maior parte das empresas (mesmo as portuguesas), o inglês é a primeira lingua para tudo o que são comunicações escritas.
- Have a sense of ownership and pride in your performance and its impact on the company’s success - Sim, é importante vestir a camisola e abraçar o projecto como se fosse nosso.
- Would be great if you have the motivation to invest time in developing your automation skills with us. - O que isto quer dizer é que esta empresa vai incentivar a aprendizagem de processos de automação de testes. Isto involve aprender alguma programação ou aprender a utilizar ferramentas que consigam automatizar testes (que nem sempre envolvem programação), como sistemas que memorizam as as interações do teclado e rato e conseguem repetir esses passos automaticamente. Este ponto basicamente diz que não precisas de saber programar e que a empresa está disposta a investir para tu aprenderes.

Para completar a resposta, fica aqui a evolução salarial real (apesar de já ser um pouco antiga) de alguém que entrou para a área em 2015 entre 2015 e 2018: 800, 1000, 1200, 1500, 1700. Ou seja, em três anos esta pessoa basicamente duplicou o salário.

​

Espero que isto ajude. Na minha opinião, a área de Quality Assurance tem mesmo mesmo muitas perspectivas de crescimento e futuro e é sem dúvida nenhuma a forma mais simples de entrar na área para quem não tem formação académica especifica de engenharia de software.

Agora, simples não quer dizer fácil. Qualquer mudança de vida ou profissão é difícil e requer muito esforço mental. É normal sentires o chamado "síndrome de impostor" onde achas que toda a gente sabe mais do que tu, mas a verdade é que isso e um sentimento constante. Eu pessoalmente, depois de mais de 20 anos na área continuo a sentir isso e a razão é simples. Há sempre algo a aprender e nunca se consegue saber tudo e estamos sempre a encontrar pessoas que sabem mais do que nós numa área especifica.